Filosofia nas Organiza es
A partir do momento em que se permitiu a reflexão das ações, pensamentos e o conhecimento acerca da realidade dos indivíduos, a ciência filosófica passou a exercer influência no comportamento humano. Surgiu no momento em que o ser humano se tornou autoconsciente, contrapondo-se as explicações da mitologia dos deuses gregos de até então.
A aquisição de conhecimentos ligou o comportamento humano a determinados princípios pautados na ética e na moral como seus norteadores. Assim, os indivíduos passaram a ser ainda mais responsáveis por seus atos. Na atualidade, se tratando de conhecimento no contexto administrativo, toda organização precisa estar pautada em determinados princípios, os quais terminam por dirigir à ciência filosófica. Não é possível imaginar que uma organização não se encontre pautada em valores éticos e morais, por exemplo.
Desta forma, a filosofia empresarial necessita estar adequada a valores consentidos pela sociedade. Entretanto, não há que se confundir filosofia com qualquer situação com caráter de indagação, dúvida ou busca pelo conhecido; a ciência filosófica dentro das organizações se desenvolve a partir do momento em que as ações são pautadas em princípios e estes norteiam as atividades internas e externas da empresa.
Em qualquer organização, são exercidas atividades que repercutem direta ou indiretamente nos mais diversos indivíduos, grupos e afins. Tal repercussão necessita estar de acordo com limites entre positivo e negativo, visto que apesar de determinadas decisões estarem pautadas na ética, as mesmas podem repercutir negativamente em determinados indivíduos, que sairão prejudicados de alguma forma.
Dentro das empresas, com a finalidade de promover questionamentos e por consequência, gerar soluções, a filosofia será sempre um fator de vantagem competitiva para os que a aplicam. Através de respostas mais prudentes e coerentes, em todas as situações, você tem no conhecer a possibilidade para viver