Como As Organiza Es De Pequeno A M Dio Porte Poderiam Implantar A Filosofia Do Gerenciamento De Projetos
Atividade: 5.2.1
Título: Como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos
Aluno: Fernanda Camille Araujo
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: GPTEAD_T0055_0115
Introdução
Para que as empresas de pequeno e médio porte estejam preparadas para acompanhar as mudanças e inovações do mercado e promovam o aumento da produtividade, exige-se um novo comportamento: a readequação do modelo de gestão para algo mais eficaz, eficiente e efetiva. Esta readequação poderá ser obtida através do planejamento estratégico.
De acordo com KOTLER (Philip, 1975): "o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente". Desta forma, se estabelece um crescimento ordenado, com melhores definições, alinhamento de decisões e otimização dos resultados.
Gerenciamento de projetos
Para que o planejamento de um projeto seja executado corretamente, há necessidade de uma gestão, qual se atribui a denominação de gerenciamento de projetos.
De acordo com o PMI Project Management Institute, o conceito de gerenciamento de projetos é “aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados”.
Gerente de projetos
O gerente de projetos é o responsável pela condução e gerenciamento do mesmo, através da utilização de competências administrativas e habilidades interpessoais.
Nas competências administrativas encontramos a possibilidade de dar a direção às pessoas, delegar tarefas, acompanhar prazos, conferir ações e propor ajustes. Enquanto nas habilidades interpessoais encontramos a capacidade de liderança, comunicação e negociação.