Biologia Dos Fungos
Cuiabá 04 de Novembro de 2014
A área da ciência que estuda os fungos a micologia (do grego mikes: 'fungo'; logos: 'estudo')
é
* Durante
muitos anos, os fungos foram considerados como vegetais, porém, a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.
* Por
apresentarem características próprias, tais como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular
(exceto alguns fungos aquáticos), e não armazenar amido como substância de reserva, eles foram diferenciados das plantas.
x
*O
Reino Fungi inclui organismos muito diversos, como os cogumelos, orelhas-de-pau, ferrugens e carvões de plantas, mofos e leveduras, além de outros menos conhecidos.
* Mais
de 70.000 espécies de fungos foram descritas até hoje, porém algumas estimativas sugerem que o número seja maior.
* Os 4 grupos principais de fungos são :
* Ascomycota,
* Basidiomycota,
* Zygomycota
* Chytridiomycota
*Os fungos são:
- Eucariontes ‘
- Unicelular como as leveduras
- Pluricelular como os cogumelos
O corpo dos fungos é normalmente composto de células alongadas em forma de tubos cilíndricos que são chamadas de hifas.
O conjunto de hifas é chamado de micélio
* As células fúngicas (hifas) possuem parede celular cuja estrutura é similar à das paredes celulares dos vegetais, porém diferem na composição química: as paredes celulares fúngicas são compostas principalmente de quitina (as das plantas têm principalmente celulose.
* O crescimento das hifas ocorre continuamente na extremidade das células, onde enzimas digestivas são liberadas e nova parede celular é sintetizada.
*O
citoplasma se move continuamente de partes mais antigas da hifa em direção ao ápice, onde está ocorrendo o crescimento. Este modo de crescimento é único dos fungos e é conhecido como crescimento apical.
*O
crescimento apical proporciona aos fungos características importantes quanto à exploração de substratos com maior quantidade de matéria orgânica, e