Trabalho Biologia Fungos
Alunos: Andressa, Luana, Milena, Catilene, Jonatan, Kennedy
Série: 2º 11
Data: 30/05/2015
Disciplina: Biologia
Professor: Junior
REINO FUNGI
ROTEIRO:
•
Neste trabalho irá ser falado um pouco sobre os fungos, as suas características,a sua estrutura, quais são os tipos de classificação, os tipos de reprodução, a sua grande importância na economia, e as suas doenças e sintomas, e como se proteger deles.
ESTRUTURA DOS FUNGOS:
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Se desenvolvem, principalmente, em locais com grande presença de material orgânico e umidade. A ausência de luminosidade também facilita o desenvolvimento dos fungos.
Os fungos não possuem clorofila.
Podem ser pluricelulares ou unicelulares. Os fungos pluricelulares, que são a maioria, possuem o talo que é denominado micélio.
Este micélio é composto por filamentos (hifas).
Podem se reproduzir tanto de forma sexuada ou assexuada. Possuem a capacidade de armazenar material reserva que, assim como muitos animais, é o glicogênio. Possuem a capacidade de armazenar material reserva que, assim como muitos animais, é o glicogênio.
A nutrição dos fungos é heterotrófica. Porém, os fungos não ingerem as matérias orgânicas, mas obtém seus nutrientes através de um processo de absorção. A digestão ocorre fora do corpo. CLASSIFICAÇÃO:
•
Os quitridiomicetos : 790 espécies, vivem em meio aquático e em solos úmidos próximos a represas, rios e lagos.
•
Os ascomicetos: 32.000 espécies, os que formam estruturas reprodutivas sexuadas, conhecidas como ascos, dentro das quais são produzidos esporos meióticos, os ascósporos.
•
Os basidiomicetos: 22.000 espécies, produzem estruturas reprodutoras sexuadas, denominadas de basídios, produtores de esporos meióticos, os basidiósporos.
•
Os zigomicetos: 1.000 espécies, fungos profusamente distribuídos pelo ambiente, podendo atuar como decompositores ou como parasitas de animais.
•
Os deuteromicetos: constituem um grupo de fungos que