Filosofia Medieval
Conhecemos filosofia medieval aquela que começou no séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX, tendo início no período do Renascimento, ela não possui uma data certa de inicio ou termino ficando assim dividida em fragmentos os períodos que ela passou foi :
Filosofia do Renascimento
Filosofia do século XVII
Filosofia do século XVIII
Filosofia do século XIX
No inicio era comum ainda ver questões no que dizia respeito a provar a existência de Deus e a imortalidade da alma, principalmente em textos de René Descartes e George Berkeley, em suas obras as Meditações e o Tratado, de autoria dos dois, respectivamente.
Podemos citar alguns desses filósofos e seus problemas filosóficos como exemplo:
Descartes: Buscava conseguir algum fundamento para explicar uma determinada concepção científica;
John Locke: Buscava preparar o território para que fosse mais fácil a ciência tomar um rumo e agir de maneira mais direta;
Berkeley: Buscava competir com alguma conclusão científica, contrapondo-se aos métodos utilizados pela ciência. Com o passar do tempo a filosofia não tinha mais o foco diretamente para o conhecimento material e a descoberta de todas as verdades, deixando para a ciências, e assim deixou um pouco de tentar justificar as crença religiosas tão abordadas no século anterior. De acordo com a obra de Immanuel Kant, a filosofia passava a ser chamada de “virada epistemológica”, onde a preocupação agora era com as condições do conhecimento humano e sua clarificação.
Renascimento
Era o período da filosofia que esta entre Idade média e o Iluminismo na Europa, o que inclui o século XV. É chamado de Renascença porque ela se dá como um renascimento da filosofia, sendo contrário as reformas religiosas, renovando o aprendizado no que diz respeito a civilização clássica.Foi iniciada na Itália, mais conhecida como o Renascimento Italiano, logo se espalhou pela Europa, um dos mais importantes símbolos da expansão filosofal pela Europa foi Shakespeare que é lembrado ate