Filosofia Medieval
1- O que é Idade Média?
Período da história da Europa que se iniciou com a desintegração do Império Romano no Ocidente (séc V) e terminou com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla (séc XV). Caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da igreja católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
2- É possível esboçar um início e um fim para a Filosofia Medieval?
Sim. Seu inicio foi no começo do século I d.C com a queda do Império Romano no Ocidente e a ascensão do Império Bizantino no Oriente e com a influência das doutrinas do Cristianismo e seu fim ocorreu com o início do pensamento na Idade Moderna com Ockham, no século XV.
3- Há uma Filosofia na Idade média?
Sim. Houve uma aproximação da filosofia com a teologia, a filosofia cristã, na qual se discutia a prova da existência de Deus e da alma, a separação e diferença entre espírito e corpo, fé e razão, Deus e homem.
4- Houve Filosofia só no Ocidente Medieval?
Não. A Filosofia do Ocidente Medieval sofreu influencias da Filosofia mulçumana do Oriente sobre a sua Filosofia mulçumana em determinado período.
5- O que é Patrística?
A Patrística consiste nos sete primeiros séculos da filosofia cristã nos quais constam as primeiras iniciativas filosóficas praticadas por pensadores cristãos (Padres da Igreja), que confirmaram e defenderam a fé, criaram e os costumes da igreja e decidiram seu rumo, assim elucidando os dogmas cristãos.
6- O que é Escolástica?
A Escolástica, ou período escolástico, designa a filosofia cristã da Idade Média. Perpassou entre os séculos VIII e XIII d.C e teve como seu principal representante São Tomás de Aquino. Seu método procurou compreender os aspectos fundamentais da teologia, filosofia e direito e nasceu nas escolas monásticas cristãs.
7- O que são trívio e quatrívio?
Trívio e quatrívio são artes liberais.
O trívio possui três disciplinas: a gramática, a lógica