Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde
ASSISTÊNCIA DE
ENFERMAGEM NAS IRAS
COMPONENTES
▪ Ana Paula Gomes Peixoto
▪ Alessandra Almeida
▪ Eloísa Souza Lima
▪ Fernando Assis
▪ Noemi Cristina de Melo
▪ Thales Antônio Martins Soares
A SAE
A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE), é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem, já que técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro. A SAE é a organização e execução do processo de Enfermagem, com visão holística e é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7498 de
25/06/86 ( Lei do Exercício Profissional). É a essência da prática da
Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar consequências.
A SAE
Vislumbra o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos formando hábitos de pensamento. A SAE foi desenvolvida como método específico para aplicação da abordagem cientifica ou da solução de problemas na prática e para a sua aplicação enfermeiras e enfermeiros precisam entender e aplicar conceitos e teorias apropriados das ciências da Saúde, incluídas aí a própria Enfermagem, as ciências físicas, biológicas, comportamentais e humanas, além de desenvolver uma visão holística do ser humano. Esse conjunto de conhecimentos proporciona justificativas para tomadas de decisão, julgamentos, relacionamentos interpessoais e ações.
A SAE
A SAE ou o PE (Processo de Enfermagem) é constituído de 5 etapas:
▪ Histórico de Enfermagem – HE;
▪ Diagnóstico de Enfermagem – DE;
▪ Planejamento de Enfermagem – PE;
▪ Implementação de Enfermagem – IE;
▪ Avaliação de Enfermagem ou Evolução de Enfermagem - EE.
HISTÓRICO DE ENFERMAGEM – HE
▪ Entrevista
▪
Investiga a situação de saúde do cliente ou comunidade, a fim de identificar problemas e necessidades a serem abordados nas intervenções de Enfermagem.
▪ Exame
físico
▪