Filosofia Medieval
LOGÍSTICA
Fledy Roselio Correia Lima Filho
Resumo sobre filosofia antiga e filosofia medieval
Recife
2015
Filosofia antiga
A filosofia antiga foi criada no século VI a.C. até a queda do império Romano, quando os pensadores gregos começaram a se fazer inúmeras perguntas sobre a racionalidade humana tentando encontrar explicações para absorver o entendimento de sua própria natureza.
Foi atribuída a Pitágoras de Samos, filósofo grego que viveu no século VI a.C.
A criação do termo filosofia. Para os gregos a filosofia tinha um significado muito profundo, que era uma constante buscar pela sabedoria, era o amor por esta tal sabedoria. O saber era algo mágico, um privilegio que apenas os deuses possuíam, para os humanos quanto mais procura essa tal sabedoria, ninguém jamais a terá. No inicio ela tinha um principio religioso, pois sempre que se falava em filosofia se citavam os deuses e seres míticos. O conceito da filosofia antiga é único, a busca pela sabedoria.
O primeiro filósofo foi o frego Tales de Mileto, que se viu com uma enorme necessidade de entender o mundo, de uma forma mais profunda, com argumentos concretos, reais.
A filosofia antiga não aceita simplesmente explicações míticas, sem uma origem clara ou fundamentada. Os filósofos queriam uma teoria por inteiro de tal ato, eles não aceitavam dizer que um deus enviou tal coisa, eles queriam argumentos, querem entender as verdadeiras causas de por exemplo um fenômeno, isso o distingue dos mitos, pois sua explicação deve vir da razão, com fundamentos convincentes.
A filosofia antiga fez parte das escolas, Jônica, Itálica e a de Alexandria.
A escola Jônica tinha como base a busca pela origem das coisas, ela busca a existência de um principio para tudo
A escola itálica fez parte da pré-sofia com nomes de destaque, como Filolau de crotena, e Aquitas de Tarento.
A escola de Alexandria, temos nomes que se tronaram famosos e conhecidos em várias ciências como: