filosofia medieval
Introdução a Filosofia Medieval Foi uma filosofia que aconteceu na Europa, idade média, entre os séc. X e XV , por isso o nome Medieval.
Uma das características que rege este período foi à interferência da Igreja Católica em todas as áreas do conhecimento. Por isso tornou-se comum encontrar religião e seus membros envolvidos nas questões filosóficas, o que marcou esse momento na história.
O principal embate nesse período foi entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas.
Em resumo, o período medieval, estava voltado para a Igreja Católica, pensamentos voltados a Deus, e verdades buscadas nas palavras Dele.
Período Medieval
Período bastante influenciado pelo pensamento socrático e platônico (conhecido aqui como neoplatonismo, vindo da filosofia de Plotino). Ocupou-se em discutir e problematizar Questões Universais. É nesse período que o pensamento cristão firma-se como "Filosofia Cristã", que mais tarde se torna [Teologia].
Renascença
Marcada pela descoberta de obras de Platão, até então desconhecidas na Idade Média e novas obras de Aristóteles.
Foi um período de efervescência teórica prática, crises politica – culturais e que findaram em profundas criticas à Igreja Católica, que evoluíram para Reforma Protestante. (A Igreja Católica responde com a Contra – Reforma e com a Inquisição).
É dividido em três linhas de pensamento:
Neoplatonismo: foi o conjunto de doutrinas e escolas de inspiração platônica, séc. III ao VI. Tratava dos aspectos espirituais e cosmológicos do pensamento platônico.
Hermetismo: que foi o estudo e a prática da filosofia oculta e da magia escritos e atribuídos a Hermes Trismegisto “Hermes três vezes grande”, na influência que combina os aspectos do Deus Grego Hermes e do Deus Egípcio Toth.
Pensamentos Florentinos: ou pensamentos filosóficos.
Antropocentrismo: O homem como o centro de tudo.
Escolástica
Do século IX ao século XVI aconteceu o movimento que tinha como interesse entender e explicar a