Filosofia medieval
• Período Medieval: Filosofia e Cristianismo
Análise e entendimento
1. Leia o texto do bispo São Gregório de Tours.
a) A quais acontecimentos históricos o texto se refere?
R:
b) Nesse contexto histórico, qual o papel desempenhado pela igreja no plano cultural?
R:
2. Disserte sobre as origens e construção da doutrina cristã.
R: Elaborada nesse período, integra elementos de diversas correntes do pensamento grego. A tarefa de construir essa doutrina foi realizada pelos padres da igreja e outros lideres, com o propósito de explicar e justificar diversos aspectos de sua Fé .
3. “Toda verdade, dita por quem quer que seja, é do Espírito Santo.” Interprete essa frase de Santo Ambrosio. Em que contexto ela surgiu e como essa concepção afetou a investigação filosófica?
R:
4. Karl Jespers batizou a época em que surgiu a filosofia de era axial. Que razões o levaram a isso?
R: Nesse período viveram homens considerados sábios ou profetas e que se tornaram grandes lideres espirituais de seu povo e mais ou menos na mesma época nasceu e floresceu na Grécia. Por isso o filosofo Karl jaspers batizou esse período de era axial. Pois no mesmo tempo foram ‘’plantados ‘’ novos eixos conceituais e morais em culturas tão distintas do Oriente e do Ocidente.
Conversa filosófica
1. O que significa tolerância religiosa? Por que ela e valorizada hoje? As sociedades sempre tiveram liberdade de culto? Você acha que sobre religião não se discute? Por quê? Em que a religião e diferente de outros temas? Ou não é?
R:
• PATRÍSTICA: A matriz platônica de apoio a fé.
Conexões
1. Reflita sobre o valor das boas obras, independentemente da questão religiosa. Quanta importância você da para as ações das pessoas? Você entende que alguém que procura agir sempre corretamente e realizar boas obras, como ajudarem os mais necessitados, cresce como ser humano, torna-se um ser melhor? Ou as ações são apenas uma expressão do que