Filosofia JV
Página 10
1. Que a pergunta “O que é a filosofia?” desencandeia por si mesmo uma questão filosófica.
2. Porque quer dizer que a filosofia busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.
3. Em moral, é possível perguntar o que é o bem e o que é o mal, o que são valores, se os valores, são imutáveis ou relativos. Na politica, se politica é distinta da moral o que é poder, cidadania e democracia.
4. Se refere a ambos. Sócrates sabia o quanto ainda devia aprender para diversas alternativas suas.
4b. O método socrático é dar ao individuo, por certas meias condições, de dar à luz de novas ideias e concepções.
4c. Já que Sócrates fazia muitas perguntas, e questionava os religiosos contemporâneos, deixando-os com medo, de Sócrates despertar desconfiança geral sobre eles.
5. Que a filosofia questiona muito os valores, o poder e a liberdade, nos deixando mais pensativos nesse quesito
6. Ele quis dizer que precisamos debater, para apreender certas coisas, o aprendizado é essencial tornando a filosofia também.
Página 12
1. Ele explica que para facilitar as matérias precisa-se da filosofia. Porque se você debater um tema, em breve poderá achar a conclusão.
1b. O preconceito contra a filosofia, por não ser considerada de uma matéria importante e ser desvalorizada.
2. Por filosofia não ser uma matéria concreta, acaba sofrendo preconceito nos tempos de antigamente e nos de hoje.
3. A verdadeira moral não se preocupa com a moral, quer isto dizer que a moral do juizo não se importa nada com a moral do espirito: que não tem regras.
4. Para Sócrates se manter vivo teria que deixar de ser Sócrates, não poderia mais continuar sendo um filosofo, livre pensador, seria um homem condenado por pensar.
5. A filosofia nos propõem a utilizar força da dedução e a indução, no qual tem a mesma missão de tirar duvidas e formar pesquisas, entretanto a busca de conhecer parte de algo, mas nunca conheceremos o seu todo, por completo
Página 21
1.