Carl Jung Memories; Dreams and Reflections , Resume
Numero: 20120103
Turma: 3ºA2
Curso: Design
Ficha de Leitura
Referência bibliográfica: JUNG , CARL GUSTAV; Memories, Dreams and Reflections: Fontana
Press Edition; Alemanha; 1963; 447p.
1. Resumo do livro
O livro estudado para dar apoio ao meu trabalho foi o “Memories, Dreams and Reflections”, de Carl Jung.
Este livro apresenta a autobiografia de Carl Jung, e é descrito por Aniela Jaffe e apresentada pelo próprio Carl, criador da psicologia analítica.
Aqui é apresentado toda a sua trajectória psíquica e evolução psicológica.
Como primeira etapa, é descrita a proximidade da sua família com a religião, originando que o autor tivesse passado grande parte da sua infância em igrejas e cemitérios.
Como primeira memória, o autor retêm um sonho sucedido aos seus três anos de idade, em que consiste num buraco no chão, onde nesse terá caído, o mesmo dava acesso a uma sala imensa, com um tapete vermelho e um trono dourado, no qual um estranho se sentava. Carl associou esse estranho a um devorador de homens e logo depois acordou. Mais tarde durante uma missa, fez ligação entre o seu sonho e o canibalismo.
Aos 20 anos, o autor entra para um ginásio na Basileia e deixou de ter uma educação meramente camponesa e inicia uma vida mais urbana.
Mais tarde em 1990 formou-se em medicina e iniciou o seu trabalho na clínica psiquiátrica de Zurique e em 1909 abandonou a mesma.
Este autor não resumiu a sua profissão apenas a um consultório de quatro paredes, o mesmo viajou com o intuito de conhecer a alma humana.
As viagens fizeram-no descobrir o significado cósmico da consciência e o facto de o homem branco ser visto como uma “ave de rapina” aos olhos de outras culturas.
Jung conheceu Emma Raus Chenbach quando tinha 21 anos, casaram-se 7 anos mais tarde.
Depois da morte desta, Jung começa a ter visões com ela como se tivesse a terminar o trabalho deixado a meio.
Em 27 de Fevereiro de 1907, Jung visita Freud e este viu em Jung a possibilidade de