filosofia historia
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TALISSON DE OLIVEIRA MONTEIRO
FILOSOFIA E ÉTICA
São Luís
2015
TALISSON DE OLIVEIRA MONTEIRO
FILOSOFIA E ÉTICA
Trabalho da disciplina de Filosofia e Ética ministrada pelo profª. Vitoria Raquel Pereira de Souza apresentado ao Curso de Administração da Universidade Ceuma para a obtenção parcial de nota.
São Luís
2015
A filosofia evoluiu ao longo dos séculos, houve um longo processo para que a capacidade reflexiva do homem chegasse ao ponto de ser chamada de Filosofia. Isso aconteceu na Grécia, por volta do século VII. O pensar, antes desse período, ainda era baseado em mitos e religiosidade que dificultava a racionalidade da filosofia. Ao nascer, a filosofia grega tinha um objetivo: explicar o mundo de forma racional. A história da Filosofia é a história de como e porque o pensamento filosófico assumiu determinadas característica, em cada época.
Período Pré-Socrático é também chamado de período Cosmológico. Os pensadores deste período são de várias cidades ou das colônias gregas. Nenhum era de Atenas. A preocupação dos pensadores deste período é encontrar uma explicação racional e sistemática (uma cosmologia) para o mundo, que substituísse a antiga explicação mítica.
E um dos primeiros pensadores de que se tem registro é Tales de Mileto (623/546 aC). Foram seus concidadãos e contemporâneos: Anaximandro (610/547 aC) e Anaxímenes (588/524 aC). Para estes pensadores o mundo era constituído a partir de determinados elementos. Tales, além de ser considerado Pai da Filosofia, deixou valiosas contribuições para o desenvolvimento da matemática e da geometria. Outros pré-socráticos foram: Pitágoras (570/490 aC) que afirmava que as coisas são constituídas de Números. A esse pensador se devem importantes contribuições à matemática e geometria. Por sua vez Heráclito de Éfeso (504aC) dizia que tudo está em movimento e as realidades se manifestam pelos