01 Oxigenio
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
EMC 5405 – Fundamentos da Termodinâmica
Diagramas de Transição de Fase
- Oxigênio -
Aluno: Fabrício Hertz
Professor:
Paulo Cesar Philippi
Dezembro/2010/Segundo Semestre
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca apresentar os procedimentos utilizados para elaboração de um diagrama de fase com base em uma equação de estado e uma determinada substância. Para elaboração do diagrama optou-se pela equação de estado de Peng-Robinson por ser umas das equações mais utilizadas na fundamentação da termodinâmica. Como substância foi selecionada a água, além de ser comum a todos também é bastante utilizada na aplicação dos conceitos térmicos.
Substância Escolhida:
A substância escolhida foi o Oxigênio, de fórmula molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado liquido e solido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água.
Representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre. É um dos elementos mais importantes da química orgânica, participando de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos, sendo essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos.
Características Principais:
Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão o oxigênio se encontra no estado gasoso, formando moléculas biatômicas de fórmula molecular O2. Esta molécula é formada durante a fotossíntese das plantas e, posteriormente, utilizada pelos seres vivos no processo de respiração. Ver: Ciclo do oxigênio. O oxigênio em seu estado líquido e sólido tem uma ligeira coloração azulada e, em ambos os estados, é paramagnético. O oxigênio líquido é obtido usualmente a partir da destilação fracionada do ar líquido, junto com o nitrogênio. Reage praticamente com a totalidade dos metais, exceto com os metais que são nobres como ouro, platina, provocando a corrosão.
Aplicações:
A principal utilização do oxigênio é como oxidante devido à sua