filosofia grega
1
Prof. Everton da Silva Correa
A ATIVIDADE
2
RACIONAL
www.professordafilosofia.blogspot.com
A ATIVIDADE RACIONAL E SUAS MODALIDADES
A filosofia distingue duas grandes modalidades da atividade racional realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento:
A intuição (ou razão intuitiva)
E o raciocínio (ou razão discursiva).
3
A RAZÃO DISCURSIVA
A razão discursiva ou o pensamento discursivo chega ao objeto passando por etapas sucessivas de conhecimento, realizando esforços sucessivos de aproximação para chegar ao conceito ou à definição do objeto.
4
A RAZÃO INTUITIVA
A razão intuitiva ou intuição consiste num único ato do espírito, que, de uma só vez, capta por inteiro e completamente o objeto.
A intuição é uma visão direta e imediata do objeto do conhecimento, um contato direto e imediato com ele, sem necessidade de provas ou demonstrações para saber o que conhece.
5
MAS, O QUE É INTUIÇÃO?
A intuição é uma compreensão global e completa de uma verdade, de um objeto, de um fato. Nela, de uma só vez, a razão capta todas as relações que constituem a realidade e a verdade da coisa intuída.
6
A INTUIÇÃO RACIONAL PODE SER DE DOIS TIPOS:
Intuição sensível ou empírica;
Intuição intelectual.
7
A INTUIÇÃO SENSÍVEL OU EMPÍRICA
É o conhecimento que temos a todo momento de nossa vida. Assim, com um só olhar ou num só ato de visão percebemos uma casa, um homem, uma mulher, uma flor, uma mesa.
É o conhecimento direto e imediato das qualidades do objeto externo chamadas de qualidades sensíveis: cor, sabor, odor, paladar, som, textura.
A marca da intuição empírica é sua singularidade: por um lado, está ligada à singularidade do objeto intuído e, por outro, está ligada à singularidade do sujeito que intui.
8
A INTUIÇÃO INTELECTUAL
A intuição intelectual difere da sensível justamente por sua universalidade e necessidade.
É o conhecimento