economia brasileira
Período: 02/2000
Prof. Pedro Cezar Dutra Fonseca
Lista de Exercício n.º 1
Questões referentes ao período da República Velha
A) Questões Discursivas:
1. Há um consenso entre os historiadores econômicos sobre a importância da década dos trinta no crescimento da economia brasileira. Essa década teria marcado a transição de uma economia essencialmente agrária exportadora para uma economia voltada para o mercado interno. A historiografia econômica apresenta interpretações distintas sobre o papel da política de valorização do café nesse processo de transição.
Reproduza os pontos principais desse debate enfatizando as contribuições de Celso
Furtado, C.M. Peláez e Albert Fishlow. (ANPEC 94)
2. Discuta a importância das flutuações da taxa de câmbio sobre a evolução dos setores exportador e industrial na economia agroexportadora do Brasil da Primeira República.
(ANPEC 95)
3. Compare as políticas de proteção ao setor cafeeiro (incluindo os seus efeitos) implementadas na primeira década do século XX com aquelas implementadas nos anos trinta. (ANPEC 96)
4. A economia brasileira da República Velha tem sido caracterizada como uma economia
"primário-exportadora". Duas políticas de valorização do café foram implementadas ao longo desse período: uma, no início deste século e a outra, na segunda metade dos anos vinte e princípio dos trinta.
a) Assinale as características da economia brasileira à época que justifiquem caracterizála como economia primário-exportadora.
b) b) Descreva uma das duas políticas de defesa do setor cafeeiro e analise seus efeitos sobre a economia. (ANPEC 97)
5. Disserte a seguinte afirmativa: a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão de
1929/30 são igualmente importantes para explicar o avanço da industrialização brasileira na primeira metade do século XX. (ANPEC 98)
6. Disserte a seguinte afirmativa: a política de defesa do café, relativamente eficiente no