Redimensionamento de correntes
VOLKSWAGEN SENAI
ALAN CURRIEL
DIEGO VILAS BOAS FERNANDES
FELIPE RODRIGUES
GABRIEL OSTI
VICTOR FOLGONI
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
São Bernardo do Campo
2014
REDIMENSIONAMENTO DE CORRENTES
O objetivo da atividade é achar o valor do coeficiente de segurança usado no dimensionamento feito pelo fabricante e fazer uma comparação com o coeficiente de segurança teórico.
Para o andamento da atividade foi fornecido as características do material da barra do elo da corrente, que é um aço ABNT 1020 com o σle de 200 MPa sendo que este valor foi estipulado.
Para a realização da atividade fomos até a oficina, assim observamos qual é a carga máxima da talha que estava marcado no próprio gancho. Anotamos este valor que é de 750 Kg, depois disso cada integrante do grupo realizou uma medição com o paquímetro do elo da corrente, com isso fizemos uma media das medidas retiradas da corrente. Com estas medições tiramos a média dos valores (5) e chegamos ao valor de 5,9 mm que é o diâmetro do elo da corrente.
Com este valor foi calculado a área de secção crítica do elo, usando da fórmula (Ac= π x R²) substituindo o R por 5,9 mm obtivemos o valor de 27,34 mm². Depois disso foi calculada a tensão admissível, que é a força máxima que a talha suporta pela metade pois são dois elos, 750 kg = 7,5 KN, F de cada elo, 3,75 KN. Dividido pela área da secção critica, obtendo a tensão admissível de 0,137 MPa.
Após todos esses cálculos é possível saber o coeficiente de segurança usado pelo projetista, usando a fórmula σadm (tensão adimissivel) = σle (tensão de escoamento) / k (coeficiente de seg.), então substituindo o σadm e o σle, encontramos o valor de 1,46 aproximadamente.
Para desenvolver o nosso aprendizado sobre redimensionamento de elos, foi necessário que nós fizéssemos o coeficiente de segurança teórico, de acordo com nossos critérios foi adotado a formula de coeficiente de segurança, K (coeficiente de