Filosofia geral do direito
O que é Filosofia e para que ela serve?
O ser humano é um indivíduo que esta o tempo todo indagando o mundo a sua volta, podemos definir esse ato como o ato de pensar, uma exclusividade de homem. Mas a Filosofia vai além do pensar, ela abrange o campo do indagar. Podemos dizer que a Filosofia é uma forma de não aceitar as coisas óbvias do mundo a nossa volta e procurar investigar e compreender o que esta diante de nós. A Filosofia é decorrente da crítica, da busca dos porquês.
De uma forma generalizada poderíamos dizer que a Filosofia não possui alguma utilidade. Porém, como uma ciência altamente questionadora é assim capaz de produzir transformações sociais e construir mentalidades não alienadas ao senso comum.
Como podemos definir o campo da ética? Por que a ética se opõe ao dogmatismo?
A ética pode ser entendida como o pensar sob uma ótica mais ampla onde não há interferências das raízes do pensar tradicional, ou seja, a ética dogmática. A ética visa esse pensar mais profundo, extenso, uma vez que o objeto central da eticidade é dentre os pensamentos que por fim optaram agir de uma forma que o justo, o menos danoso e a verdade sejam buscados. Do pensar dogmático é extraída a atitude dogmática, cujo pensar se mantém conservado e há um medo de desestabilização das crenças e opiniões já estabelecidas. Sendo assim, enquanto a esfera dogmática se atém a conceitos e opiniões pré-definidos, como um cavalo com viseiras, a esfera ética se atém a liberdade do pensamento, elegendo um pensar mais justo e verdadeiro, como um líder de uma alcateia.
A Filosofia é “um exercício de vigilância crítica”. O que isso quer dizer?
A vigilância crítica faz parte da Filosofia e esta inserida na arte do bem viver. Ela abrange uma atenção maior, pelo fato de sempre questionar o mundo que esta a nossa volta. A vigilância crítica vem para nos mostrar à importância de pensar antes de dizer, de vigiar o pensamento e também aderir a não