Educação para a cidadania
Depois de uma aula de Ciências sobre a importância dos cuidados com a água, um aluno do Ensino Fundamental do Distrito Federal voltou para casa e orientou os pais sobre o uso consciente da água em atividades domésticas básicas como lavar o quintal, tomar banho ou escovar os dentes. Esse é talvez o mais claro exemplo da importância da Educação na construção da cidadania, pois as atividades educativas atuam no sentido de formar e preparar as pessoas para um mundo melhor.
A educação é tudo na construção da cidadania e na vida de qualquer pessoa, muitos mandam os filhos para a escola e querem que os professores façam o que eles não conseguem. Mas educação começa em casa, dando bons exemplos de caráter, comportamento, boas maneiras, etc.
Os filhos são o que os pais são. Não precisa necessariamente um pai ser bandido para que o filho seja, mas que caráter esse filho tem visto em seu pai! Então vamos deixar de: Faça o que eu digo, mas não o que eu faço. Vamos exercer boa cidadania para ensinar a outros, ao começar pela nossa casa.
Educação para a cidadania: o conhecimento como instrumento político de libertação
Roberto Carlos Simões Galvão-
A formação do ser humano começa na família. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo à escola participa desse processo.
Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive.
Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República.
A educação para a cidadania