Mecatrônica/ filósofos
É possível identificar quatro aspectos da tecnologia: uma classe de objetos, um tipo de conhecimento, uma série de atividades e uma atitude do homem ante a realidade.
Doutrinas filosóficas sobre a tecnologia podem ser classificadas amplamente em três correntes ou abordagens. Para uma delas, que denomino "analítica", examinar a tecnologia consiste em analisá-la conceitualmente, formulando perguntas como: O que é tecnologia? O que é um objeto tecnológico? Que relação tem a tecnologia com a racionalidade humana? Em que consiste a criatividade tecnológica?, etc.
Os riscos e as perdas que os críticos atribuem à tecnologia, ou não são tais, ou são exagerados, ou são ainda compensados pelas vantagens trazidas pela tecnologia, facilitando as atividades necessárias à vida humana e abrindo-lhe constantemente novos horizontes.
Uma questão instigante sobre a tecnologia é de como ela pode interferir significativamente na cultura, uma vez que as peculiaridades intrínsecas de um povo, pelos recursos técnicos, torna-se experiência comum. Portanto, as culturas tendem a se