Residuos
Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos – uma proposta para o município de Paranavaí, Estado do Paraná, Brasil
Lucila Akiko Nagashima1*, Carlos de Barros Júnior1, Cíntia Cristiane de Andrade2,
Ecrison Tenório da Silva2 e Carolina Hoshika2
1
Departamento de Engenharia Química, Universidade Estadual de Maringá, Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, Paraná, Brasil.
Curso de Graduação em Ciências, Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, Paranavaí, Paraná, Brasil.
*Autor para correspondência. E-mail: lucilanagashima@uol.com.br
2
RESUMO. Buscar soluções para a problemática dos resíduos sólidos urbanos é um dos desafios enfrentados pelos gestores públicos municipais atualmente. Com o aumento da população e a sua migração para os centros urbanos nas últimas décadas, as dificuldades em relação ao gerenciamento desses resíduos se multiplicaram e se diversificaram. Neste contexto, o presente trabalho propõe um modelo de gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos para a cidade de Paranavaí, objetivando o uso racional quanto aos recursos naturais, a redução da quantidade de resíduos gerados, a sua valorização e a minimização dos riscos associados a sua eliminação. O modelo apresenta um sistema de gerenciamento integrado, composto por: coleta segregada, coleta seletiva, unidades de triagem, unidade de compostagem e aterro sanitário. O trabalho analisa, ainda, a situação em que se encontra o gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, a característica dos resíduos gerados pela população paranavaiense, bem como a quantidade de material reciclável coletado na cidade e a forma de operação do aterro sanitário, onde são dispostos aproximadamente 1.700 t mês-1 de resíduos sólidos urbanos.
Palavras-chave: gestão de resíduos, resíduos sólidos urbanos, caracterização dos resíduos sólidos domiciliares, aterro sanitário.
ABSTRACT. Integrated management of urban solid waste – a