Filosofia Geral do Direito
Direito 2º semestre – Noite
Disciplina – Filosofia
Professor –
Aluno – Cícero Demósthenes Ribeiro Agra
Questões e temas para discussão – Parmênides
1ª) Em que sentido, a partir do texto, podemos entender o caráter monista da filosofia de Parmênides?
R – Para Parmênides a via do pensamento humano deve ser seguida, para encontrar uma realidade única. Através do pensamento devemos buscar a verdadeira realidade.
2ª) Como Parmênides caracteriza o caminho da verdade por oposição ao caminho da opinião?
R – O caminho da verdade é o do ser, o da razão. Na verdade é o caminho que devemos caminhar. O segundo caminho o da opinião, é o caminho do não-ser, ou seja do nada, que não existe, que captamos através dos sentidos, e esses só nos trazem pensamentos ilusórios, é um caminho totalmente impensável.
3ª) Qual o sentido da distinção entre realidade e aparência em Parmênides?
R – A realidade é o ser, e o ser é uno, inteiro, indivisível e imutável. Se uma coisa é, não pode vir a ser, porque já é. Já a aparência ela é mutável e variável.
4ª) Comente o fragmento 3: “Pois pensar e ser é o mesmo”.
R – O ser é pensado, se ele é pensado ele existe. Pois, o pensamento só existe para aquilo que realmente tem existência. O não-ser não pode ser dito e nem pensado.
5ª) Compare a afirmação de Parmênides de que “ o ser é, o não-ser não é” com a concepção de Heráclito da realidade como mutável.
R – Parmênides comparava as qualidades umas com as outras, por isso “ o ser é, o não-ser não é”. Por exemplo, comparava a vida e a morte, a luz e o escuro, o calor e o frio. Para ele a segunda qualidade nada mais era a negação da primeira qualidade, e para qual em tudo há uma via contraditória. Já para Heráclito tudo é um movimento e se transforma, coisas quentes que esfriam, coisas úmidas que secam.
Questões e temas para discussão – Heráclito
1ª) Destaques os principais fragmentos que representam a valorização por