filosofia etica e desenvolvimento humano
Síntese: Couture explica que o advogado aprende estudando em livros que tiveram suas páginas cuidadosamente escrita e pensadas por grandes filósofos , historiadores e ensaístas do direito. Porém se praticar pensando, exemplo: quando o advogado a que escuta um relato humano, ele pode decidir em aceitar ou não a causa, caso aceite ele tem o papel de pensar e com sua inteligência transformar esse drama humano, colocando sua intuição e experiência para que a causa seja ganha.
Crítica: com certeza, junto ao estudo, está o pensamento que constitui o segundo mandamento. Sendo assim não basta só o conhecimento da ciência do direito, é nescessário aplicar essa teoria na prática que ao longo exercício da profissão vamos desenvolvendo e praticando cada vez mais esse mandamento que é tão importante em nossa profissão.
FICHAMENTO
COUTURE, Eduardo Juan. Os mandamentos do advogado. Porto Alegre: SAF, 1979.
Síntese: Couture retoma ao passado para ratificar um grave erro difundido: as pessoas vêm confundindo advocacia e defesa ; a característica da advocacia é pôr a lógica por uma tese a ser defendida, um advogado ao assumir uma causa, começa a investigar os fatos.
Quando o advogado aceita uma causa ele deve ser leal ao seu cliente, principalmente no momento de receber seus honorários advocáticios, caso não aceite a causa deve ser leal ao máximo para não causar embaraços ao advogado que irá substitui-lo. Ser leal ao adversário isso porque se você como operador do direito for desleal a sua própria astúcia e o seu adversário também for desleal a sua defesa não teremos uma luta honrrada mas uma luta de dois desonestos. Ser leal também para com o juiz; isso porque o juiz não tem tempo disponível para todos os casos; ele apenas