Filosofia do curriculo
Os temas transversais surgem na Educação a partir de questões levantadas realizados em vários países sobre qual deve ser o papel da escola dentro de uma sociedade plural e globalizada e sobre quais devem ser os conteúdos abordados nesta escola.
Os temas transversais propostos no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo.Os temas não constituem novas áreas do conhecimento e devem ser abordados contínua e sistematicamente ao longo de toda a escolaridade. A perspectiva transversal requer uma transformação da prática pedagógica, pois exige do professor o rompimento da actuação de actividades pedagogicamente formalizadas e aumenta o compromisso com relação à formação dos alunos.
Na Matemática:
Para além do estudo dos conteúdos, assumem importância significativa técnicas e estratégias utilizadas na aprendizagem dos mesmos, as quais constituindo uma base de apoio que os estudantes utilizam na sua actividade matemática e que, independentemente do tema, atravessam o programa de forma transversal. São exemplo disso a Resolução de Problemas.. Pretende-se, que o aluno consiga desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real.A resolução de problemas e o desenvolvimento de actividades, surgem como forma de aquisição de conhecimentos do aluno poder ir construindo o seu próprio conhecimento.O aluno tem a oportunidade de interligar os vários conhecimentos adquiridos e aplicá-los na resolução de problemas concretos da vida real, nos domínios das várias ciências.
Lingua Portuguesa
Na disciplina de Língua Portuguesa, é necessário garantir a cada aluno, em cada ciclo de escolaridade, o desenvolvimento de competências específicas no domínio do modo oral (compreensão e