A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar
A filosofia é extremamente ligada ao saber humano, essa disciplina é importante na formação da consciência crítica, reflexão crí6tica sobre os fundamentos do conhecimento, a filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas excluindo os sentimentos e emoções, baseiam-se no questionamento, raciocínio e reflexão visando assim uma nova visão da sociedade é o modo de buscar a verdade exercitando o pensar o relacionamento humano e a liberdade da mente conhecer e arriscar em criar e descobrir novos conceitos. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu dia-a-dia.
Compreender o caráter aberto da Filosofia significa querer resultados consensuais substanciais, como qualquer pessoa que faz qualquer outro estudo quer resultados,a pesar de sabermos que são escassos. Mas tentamos e voltamos atentar e voltamos a tentar. Tentamos porque queremos resultados consensuais substanciais, ainda que saibamos que a probabilidade de obtê-los é pequena, mas isso em nada diminui o seu valor cognitivo ou social, a sua seriedade acadêmica ou escolar, ou a sua importância existencial.
Ao estudante compete unicamente compreender os resultados fundamentais da sua disciplina, e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada.
A solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer: pela história da filosofia, pelo ensaísmo literário ou pela especulação de caráter mais ou menos vagamente sociológico ou psicológico.
Qualquer uma destas estratégias visa evitar o escândalo de a filosofia não ser como as outras áreas disciplinares: não temos resultados substanciais amplamente consensuais para apresentar aos estudantes. A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as