Contribuições da psicologia para a educação
Desidério não critica somente o sistema de ensino de Portugal mas também de outros países como professores e estudantes desmotivados, maus programas, para ele, as faculdades não ensinam os seus alunos a pensar, a criticar ideias. Defende o modo socrático de fazer filosofia e que utiliza o crítico da razão. Filosofia e um estudo rigoroso e disciplinado onde devemos conhecer um pouco da história da filosofia, seus pensadores, e a perguntar-se se eles tem razão.
Na filosofia não se sabe praticamente nada .
A filosofia e importante para compreender, o que significa que a maioria dos problemas da sociedade e do mundo em que vivemos, continuam em aberto, pois a filosofia nos leva a questionamentos, a procura de soluções, a argumentar, a nos dispor de várias ideias, a discordar de outras, são esses questionamentos, esta procura que nos faz descobrir a cura de algumas doenças ,a resolução de problemas, tentamos porque queremos chegar a resultados consensuais.
A filosofia é uma disciplina que lida com problemas que ninguém sabe resolver, apenas chega a questionamentos, a pensar a buscar respostas.
Que tipos de competências e conteúdos são centrais no ensino da filosofia?
E estas e outras perguntas que devemos tentar responder.
Podemos agora abordar o problema de ensinar filosofia em nossas escolas e faculdades, que e o grande desafio, que e levar os educandos a pensarem a questionarem, a ensinar problemas, teorias e argumentos, com isto, e apenas ensinado a história da filosofia, seus pensadores, para evitar o cárater aberto da filosofia, ou seja, evitar filosofar.
As dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar e não saber como ensinara filosofar, como ensinar o