filosofia da educação
Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século XIX, Anísio Teixeira (1900-1971) foi pioneiro na implantação de escolas publicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos.
John Dewey, educador, filósofo, homem da mais ampla cultura, falecido em junho de 1952, foi o intelectual mais importante dos Estados Unidos da América no século XX – um nome realmente universal.
William James Sidis (Nova Iorque, 1 de Abril de 1898 – Boston, 17 de julho de 1944)foi uma criança prodígio dos estados unidos com habilidades matemáticas e linguísticas excepcionais.
Filosofo alemão (27/9/1770-14/11/1831). Um dos criadores do idealismo, teve grande influencia sobre o pensamento filosófico do século XIX. Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, na Alemanha.
Nelson Werneck Sodré foi um dos mais proeminentes intelectuais de sua geração. Historiador e cientista social marxista, foi um dos pioneiros, no Brasil, na aplicação do materialismo dialético enquanto método válido para a compreensão da realidade social de nosso País. Em meio à discussão acalorada que se vivia na época, a respeito do caráter nacional e dos rumos que a Nação deveria seguir, Sodré ousou. Em vasta obra, procurou interpretar o Brasil em que vivia, mergulhando em nossas raízes históricas na esperança de ali encontrar algumas respostas que pudessem servir para guiar nossa ação no presente.
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filosofo, teórico politico