filosofia da educação
O ser humano é o grande objetivo da filosofia, pois muitas vezes não temos a explicação para os assuntos que nos cercam, sendo assim o papel da filosofia é fazer com que as pessoas reflitam e questionem seus conhecimentos, incentivando o ato de ir além, mudar conceitos, comportamentos e pensamentos.
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, aos valores morais, a mente é a linguagem entre os outros.
A filosofia focaliza na existência humana, mas não é baseada na fé e sim na razão.
A importância da filosofia é ir além para que o individuo alcance satisfação que é o entendimento. A filosofia tem a finalidade de fazer que o individuo entenda seu momento de reflexão, sua missão é mostrar que pode ter bom resultado, e quebrar conceitos existentes mostrando ao individuo que é permitido mudanças de comportamento no mundo em que se vive.
O ser humano sempre buscou o melhor para si mesmo e nessa busca a sabedoria e o pensamento foram muito uteis, os homens preocupa-se em sanar suas próprias duvidas e as do mundo desde antiguidade, pois era significativo encontrar soluções.
Filosofia nada mais é do que pensar conhecer, arrisca-se, criar e descobrir novos conceitos e desenvolver o senso crítico.
“Não há filosofia que se possa aprender só se aprende a filosofar” (Filosofo Immanuel Kant).
A Importância da Filosofia para a Educação
A filosofia tem uma influencia muito grande dentro da educação, tanto nas crianças como nos adolescentes, a filosofia faz com que as crianças e adolescentes desde muito cedo criem uma grande quantidade de capacidades e possibilidades por meio do uso da razão e que devem começar em casa e se aperfeiçoar na escola.
A filosofia é importante na escola para ter a oportunidade de ter um pensamento independente, critico e individual, e entender que cada disciplina aplicada em seu ano