Filosofia da Educação
Um professor destemido, que convida os alunos a serem livres. Numa escola rígida,disciplinada e severa, sair fora dos padrões seria uma afronta. O diferente muitas vezes assusta, porém o professor faz com que essa visão seja passada de outra forma, o conhecimento ja não é mais somente passado por ele, todos aprendem e ensinam, trocam experiencias juntos, uma via de mão dupla.Através da poesia ele ensina aos alunos a serem pensadores livres, a serem protagonistas de suas peças, ao passo que o restante da escola segue um modelo tradicional, causando mal olhares , intrigas e fofocas. Um convite a viverem profundamente , a sugar toda a essencia da vida, essa é a proposta de Keating que revoluciona a forma de pensar de muitos alunos, mas onde há poder há resistência , e nem todos concordavam com a forma que o professor agia. A cena em que ele convida todos os alunos a subirem na mesa e verem a vida de uma forma diferente, do alto, a serem muito mais do que eles imaginavam, a dar vida aos teus sonhos, retrata o que hoje precisamos fazer, aprender a aprender, trabalhar o cognitivo do aluno, estimulá-lo a se interrogar e o que acontece ao seu redor, não aceitar respostas prontas, não aceitar o modelo tradicional, que muitas vezes bloqueia o ensino e o aprendizado.
“ A vida é repleta de perguntas repetidas, de interminaveis filas de incredulos, de cidades cheias de tolices, qual a melhor delas? Ó eu! Ó vida! A resposta é que você está aqui, que existe vida e identidade. Que a poderosa peça continua e você pode escrever um verso. Qual seria o seu verso ?”
O método que Keating usa para transmitir o conhecimento é um tanto quanto inovador e pode ser utilizado hoje, deixamos de lado somente a teoria e passamos a conciliar teoria com ação, incia-se então o pragmatismo, que da liberdade para a experimentação do que se diz, o aluno assimila o conhecimento de forma mais branda e com mais precisão. A motivação vai muito além de apenas instruir o