FILOSOFIA DA EDUCA O
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
VALDINÉIA NUNES RIBEIRO
PROFESSOR COMO AGENTE DE MUDANÇA
CURITIBA
2012
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
VALDINÉIA NUNES RIBEIRO
CURITIBA
CEPR - TARDE
PROFESSOR COMO AGENTE DE MUDANÇA Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da disciplina de Filosofia da Educação do curso de Pedagogia – oferta especial.
Docente: João Vicente Hadich Ferreira.
CURITIBA
2012
PROFESSOR COMO AGENTE DE MUDANÇA
Em uma sociedade que passou por muitas transformações – atualmente em crise - não sabe qual o caminho a seguir para a construção de um conhecimento transformador.
O homem antigo contemplava a natureza e o ser, já o homem contemporâneo, à dominação. Com isso, ele perdeu o seu lugar no mundo, que o levou a substituir os conceitos e reformular o seu pensamento.
O conhecimento é próprio do ser humano, e o construímos de maneiras diferentes, cada um em sua estrutura social, com valores e atitudes próprias. Temos um sistema escolar, onde o aluno é avaliado por simples reprodução, e não por uma visão crítica, que agrega, resolve e transforma.
A educação brasileira é um modelo copiado, que não condiz com nossa realidade e as mudanças são propostas por pessoas técnicas e alheias a transformações necessárias. A maioria dos profissionais da educação é desmotivada, apolíticos, totalmente desligados da realidade na qual está inserido.
A maioria desses profissionais foram alunos de professores do sistema opressivo da ditadura militar, por isso ele deve rever o seu posicionamento, pois a educação não é neutra, o ato de educar é de quem incomoda quem trabalha o conflito para a sua solução e não o conflito pelo conflito.
Temos 20 milhões de brasileiros analfabetos, nossos governantes tentam mudar esse panorama com tecnologias e reformas pedagógicas. O estado tem de perceber que não adianta todo esse aparato, se não tem espaços adequados, profissionais bem