Desigualdade Economica
Econômica/Social no Brasil
Desigualdade econômica ) (chamada imprecisamente de desigualdade social1 , que ela acaba por provocar) é um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mas principalmente os países menos desenvolvidos.
Isso se dá principalmente pela distribuição desigual de renda de um país, mas também existem outros fatores, como a má formação educacional e o investimento ineficiente de um país em áreas sociais.
Conforme alguns estudiosos, a desigualdade ficou mais evidente a partir do capitalismo, pois a transição dofeudalismo para o capitalismo no século XVI expulsou muitos camponeses de suas terras, que ofereciam os meios para sustentar sua família e por isso, precisaram de ajuda e caridade alheia
História da desigualdade no
Brasil
Até 1930, a economia do Brasil era voltada para a produção agrária, que coexistia com o esquema agro-exportado, sendo o Brasil um exportador de matéria-prima.
Na década de 1930, vieram as indústrias. As indústrias criaram condições para a acumulação capitalista, que era evidenciado pelo papel estatal quanto à interferência daeconomia (onde o governo passou a criar condições para a industrialização) e também pela implantação de indústrias, voltadas a produção de máquinas, equipamentos, etc...
A política econômica não se voltava para a criação, mas pelo desenvolvimento de setores de produção, que economizaram mão-de-obra. O resultado disso foi o desempregoque ocorreu.
Desigualdade social no Brasil
.A desigualdade social vem muito acentuada no Brasil, que é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica no mundo, segundo dados da ONU de 2005.1
Um bom exemplo que pode ser dado da desigualdade do Brasil é o estado da miséria, a extrema condição de renda, os salários baixos, a fome, o desemprego, a violência, amarginalidade, etc.
Em relação à posição econômica entre negros e brancos, pôde-se constatar que 60% dos pobres no Brasil são