Filosofia Da Educa O
Bacon: o Método Experimental
No texto conceito de esclarecimento, Bacon é dado como “o pai da filosofia experimental” dando a ideia de quebra de paradigmas antes enraizado paradigmas esses q era baseado em teses errôneas. Segundo os filósofos da Escola de Frankfurt, Bacon teria capturado bem a mentalidade de um modelo de ciência que nascia: a ciência moderna. Nela, o entendimento, o intelecto ou razão estava disposto a vencer a superstição e dominar a natureza para que o saber se tornasse senhor das coisas. Nesse “casamento feliz” entre entendimento e natureza, a técnica torna-se a expressão de um método que a tudo quer e pode dominar.
Dessa forma, tudo aquilo que se acreditava falando em relação a filosofia fora ultrapassada e substituídos pelo método utilizado por Bacon dessa forma “Os homens renunciaram ao sentido e substituíram o conceito pela fórmula, a causa pela regra e pela probabilidade”.
Francis Bacon nasceu no dia 22 de janeiro de 1561, em Londres, e morreu no dia nove de abril de 1626. Viveu em uma época conturbada na área política, econômico e social, onde as forças que poderiam ser decisivas nesses conflitos era a da inteligência e do saber e em meio esse turbilhão social Bacon produziu de forma sabia uma frase que traduzia o que ele observava “saber é poder”
Nos textos de Bacon ele se preocupava em dar novos horizontes a área do saber se beneficiando dos métodos ineficaz que ele ultrapassara Por ser inventor do método experimental e fundador da ciência moderna, como alguns o classificam, Bacon é considerado o “filósofo da idade industrial”. No conjunto de sua obra predomina a posição de que a finalidade da nova ciência e da nova filosofia era dar ao homem o domínio da realidade.
Em sua época o maior desafio era elaborar um método que permitisse o homem conhecer a natureza e ter domino sobre ela, resultando assim no bem estar. Cumpre ao homem, portanto, elaborar meios para seguir a trajetória da natureza, exercer o poder