Filosofia da Ciência
Questões:
1. O que é o problema da indução?
O problema da indução se refere á generalização da informação através de casos individuais. Um argumento indutivo se justifica pela observação de uma sucessão regular de eventos, tendo como base o princípio de uniformidade da natureza. Contudo, não é possível afirmar que o que foi observado no passado se comportará da mesma forma no futuro, ou seja, a indução não fornece garantias de que a conclusão é verdadeira, somente provável.
Para David Hume um argumento não pode ser racionalmente justificado por certo número de repetições, pois somos levados a fazer observações baseadas em experiências anteriores porque estamos acostumados a isso; sendo assim é o hábito e não a razão que nos faz tirar de eventos particulares um caso universal.
2. O que é o problema da demarcação? Como Popper tentou resolvê-lo?
É o problema em estabelecer um critério de distinção entre o que é ou não ciência. A resposta que Karl Popper propôs para esse problema foi o principio da falseabilidade. Segundo Popper, uma teoria só pode ser considerada científica se houver um método capaz de testar a veracidade da afirmação proposta, ou seja, junto com a teoria é necessário apresentar também meios que possam refutá-la ou contradizê-la.
Usando como exemplo o enunciado "todos os cines são brancos", o mesmo poderia ser considerado uma teoria científica, pois a descoberta de um único cisne de outra cor já seria suficiente para considerar a afirmação falsa. Já um enunciado que defendesse a existência de fantasmas não pode ser considerado cientifico uma vez que não existe forma de ser comprovado ou de refutado.
3. Como é a estrutura das revoluções científicas segundo Thomas Kuhn?
Thomas Kuhn acreditava que para compreender uma teoria científica era necessário entender o contexto em que a teoria surgiu. A partir dessa concepção, Kuhn defendia que cada época possuía seus próprios paradigmas, de acordo