Filosofia aplicada no Serviço Social
CURSO: SERVIÇO SOCIAL, 1 SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA APLICADA
AO SERVIÇO SOCIAL, SOCIOLOGIA, RESPONSABILIDADE
E MEIO AMBIENTE (ONLINE)
Valinhos,2014. Disponível em www.anhanguera.edu.br\cead >.
Acesso em julho 2014.
CAMPINAS, 07 DE NOVEMBRO DE 2014
Desafio Profissional
1) Refletir sobre os deveres do Assistente Social diante da ética e do meio ambiente a fim de desenvolver umas práxis consciente e crítica na sociedade contemporânea.
2) Ponto de vista
Do ponto de vista conceitual, a ética é aqui compreendida como crítica fundamentada da moralidade humana, e não um dever a ser cumprido. Compreensão que vem perdendo este fundamento crítico.
A cada dia, o apelo ético, quanto mais falado e pronunciado, mais banalizado fica, permitindo usos e abusos. Todavia, esta banalização, favorece a despotização da ética, a perda de sua criticidade. No dizer de Romano (2001, p. 94).
A função articuladora da ação técnica do profissional do serviço social, possibilita ao cidadão possuir uma capacidade crítica para questionar, até mesmo modificar sua pp realidade.
Neste processo, o serviço social se insere contribuindo de forma a garantir o direito de moradia pela preservação do meio ambiental e pelo desenvolvimento sustentável, respeitando-se as especificidades das culturas locais.
O profissional que não souber fazer a leitura da realidade, não saberá atuar nesta realidade. E ser a prática profissional é fundamental, a ação, ela pressupõe o conhecimento do real com condições de trabalho com o instrumento de trabalho. O Serviço social tem abraçado as questões ambientais com um espaço que vale a pena ser ocupado, tanto pela real necessidade e possibilidade de intervenção, resultante das múltiplas expressões da questão social oriundas a este processo, quanto pela importância de mobilização junto a população, para a reivindicação de seus direitos quando ameaçados com a degradação do meio ambiente ou de educação