bioquimica
O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células.
O que o causa ?
O câncer é causado por mutação genética, que são responsáveis por guardar e fornecer instruções para a organização das estruturas e atividades celulares no organismo. Toda informação genética encontra-se inscrita nos genes, numa memória química, o ácido desoxirribonucléico (DNA). É através do DNA que os cromossomas passam as informações para o funcionamento da célula. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades.
Multiplicação
Maligno ou Benigno ?
As alterações podem ocorrer em genes especiais denominados protoongenes,que a principio são inativos em células normais, quando ativados estes transformam-se em oncogenes , responsáveis pela malignação, ou cancerização das células normais, estas em acúmulos formam os chamados tumores.
PORTANTO NEM
TODO TUMOR É
CANCERIGENO!
O que é câncer de mama ?
É uma doença que ocorre devido a perda da capacidade celular, limitando o seu crescimento e multiplicando-se sem controle.
Introdução
As mamas são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. Mama: possui de 15 a 20 lobos que são constituídos por lóbulos e ductos lactíferos.
Tipos de câncer de mama
O tipo mais comum é chamado de carcinoma ductal, pois se origina nas células dos ductos mamários. Já o carcinoma lobular,menos comum, tem origem nas células dos lóbulos mamários .
Além de ser lobular ou ductal, o tumor poderá ser também ínsito(infiltrante) ou invasor. Essa classificação indica se ele esta contido em um ponto especifico da mama ou se já se espalhou pelo órgão.
• Estrutura da mama,localização do tumor,sinais e sintomas. Diagnostico: como detectar ?
Auto-exame