Filosofia aplicada ao serviço social
FILOSOFIA APLICADA NO SERVIÇO SOCIAL
Grupo:
Deuzelina – RA: 332569 Edina – RA: 336801 Janaina - RA: 332573 Joelfa – RA: 331007 Socorro – RA: 337838
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
A filosofia de um ponto de vista geral é uma narrativa de desbanalização do banal, ou seja, ela é uma investigação que lida com os mecanismos que nos fazem tomar o aparente pelo real, segundo Paulo Ghiraldelli.
De forma que nosso cotidiano esta cheio de conflitos banais. Cuja filosofia tem como papel na sociedade não desbanalizar os conceitos mais de investigar para o entendimento dos mecanismos e fundamentos destes conceitos, mostrando e apresentando o outro lado da moeda.
(...) filosofar é promover uma reflexão, profunda sobre a natureza e o ser humano analisando o que fazemos, sentimos, pensamos e manifestamos. Aprender a filosofar contribui para a compreensão do mundo e nos impulsionou a desempenhar um papel, mas consciente e ativo dentro dele. (CONTRIM, 2010, P.20)
Seguindo com as seguintes características:
(Radicalidade: Inicialmente a palavra “Sofia” tinha um sentido pratico, mas por volta do século IV a.C. adquiriu um sentido muito amplo de natureza teórica. O saber filosófico passa a ser identificado com um saber que resulta de uma procura das causas primeiras, a filosofia interessa descobrir a natureza intima das coisas, a sua razão de ser. É intenção do filósofo ir á raiz dos problemas.
(Universalidade: A filosofia visa compreender ou determinar o principio ou princípios de todo o real. Mesmo quando um determinado filósofo incide a sua reflexão