Filosofia Antiga
Esse período da Filosofia foi o começo de sua história que abrange o final do Séc.VI até a queda do Império Romano.
Foi uma época em que os pensadores começaram a se questionar sobre a racionalidade humana. Os escritos da época foram produzidos em geral em GREGO e LATIM, mas os espaços culturais onde a filosofia antiga se desenvolveu eram bastante heterogêneos. Muitos textos desses pensadores acabaram se perdendo, restando apenas alguns livros e fragmentos. Podemos dividir esse período em três partes principais: Pré-Socrático, Grécia Clássica e o Helenismo.
Pré-Socrático
Como o nome já diz, foi antes de Sócrates,quando os filósofos daquela época questionavam a origem das coisas,e as transformações natureza, sendo a Filosofia considerada uma matéria exata, como astronomia, matemática e física. O primeiro filósofo grego foi Tales de Mileto.
Grécia Clássica
Foi á época que Atenas adotou a democracia e viu surgir ás ciências, as artes e também três filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Sócrates que era considerado um dos homens mais sábios e inteligentes, demonstrando uma necessidade em levar o conhecimento aos cidadãos gregos. Seu método era o dialogo e através dele tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
Sócrates não foi bem aceito por parte da aristocracia grega, criticou muitos aspectos da cultura grega afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos e nós conhecemos o seu método através das obras do seu discípulo Platão.
Platão valorizava o método do dialogo como forma de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.
Outro grande sábio dessa época foi Aristóteles, que desenvolveu os estudos de Platão e Sócrates, e segundo Aristóteles a sistematização e os métodos devem ser desenvolvidos para se chegar ao conhecimento pretendido, partindo