Filosofia Antiga
Polo de Cachoeira do Sul
Filosofia Antiga
Atividade-5
Sócrates, acreditava que a virtude era a mais importante de todas as coisas, segundo o filósofo o fim supremo do homem, é a prática da virtude.
A virtude adquirisse com a sabedoria e o conhecimento, pois virtude é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem do bem. Ser bom, sábio, modesto, laborioso...
Sócrates propunha que:
“Tudo é conhecimento, inclusive a justiça, a temperança e a coragem o que tende a demonstrar que certamente é possível ensinar a virtude”. (1998: 20)
Teoria das ideias de Platão
Segundo Platão, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus:
O conhecimento sensível é particular, mutável e relativo e o conhecimento intelectual racional.
As ideias residiram no mundo inteligível, fora do tempo e do espaço, e não no mundo sensível ou material, sua natureza era perene e imutável. A formulação da teoria era intuitiva, e suas limitações foram analisadas pelo próprio Platão, na natureza das ideias, Platão definiu 4 propriedades: A espiritualidade, a realidade, a imutabilidade e a pureza.
A espiritualidade é inteligível, ou seja, consiste em ser invisível aos olhos humanos e aprendidas pela inteligência. Para Platão, as ideias não são conceitos abstratos do espírito, nem pensamento do espírito divino, mas são realidades subsistentes e individuais, sendo objeto de contemplação científica e fonte das realidades da terra.
A imutabilidade e a pureza são derivadas da realidade, onde a imutabilidade, que excluí toda á mudança, pois são eternas. A pureza, pois realiza a essência plenamente e sem mistura, e cada uma na sua ordem perfeita.
Virtude ética e classes do Estado.
Platão relata três dimensões da cidade, a primeira classe é a dos camponeses nesta classe entra os agricultores, artesãos e comerciantes nesta entra também classe apetitiva que é a classe da alma.
Na segunda classe esta os soldados que defendiam a cidade