Derramamento de Petróleo
Quando ocorre derramamento de petróleo, o principal prejudicado é o meio ambiente, pois, além de poluir a água, ele ainda traz prejuízos a todos os animais e plantas que ali vivem.
2. Esse derramamento de petróleo pode ter inúmeras causas, como acidentes com navios petroleiros, vazamento em tanques dos navios petroleiros, acidentes nas plataformas onde o petróleo é explorado, entre tanto outros motivos.
Todos os animais aquáticos são prejudicados pelo derramamento de petróleo. Os peixes, quando em contato com o petróleo, morrem por asfixia, pois o óleo se fixa em suas brânquias, impedindo que eles façam as trocas gasosas com o ambiente. Sem peixes no mar e com a água poluída, as pessoas que vivem da pesca também ficam muito prejudicadas.As aves marinhas, além de se intoxicarem, ficam com as penas cobertas por petróleo, não conseguindo voar e nem manter a temperatura do corpo. Com isso podem morrer de frio. Mamíferos marinhos também ficam com o pelo impregnado pelo óleo, não conseguindo manter a temperatura do corpo – assim, também acabam morrendo. Prejudicando também os seres humanos, com o avanço da mancha, que faz com que a pesca seja prejudicada, o banho ao mar, contaminação por contato.
Principais vazamentos de petróleo no mundo
Estados Unidos – Louisiana
* A maré negra que atingiu a costa do estado americano de Louisiana gerou uma catástrofe nacional nos Estados Unidos. Envolveu a embarcação americana Exxon Valdez, em em 24 de março de 1989.
México – Baía de Campeche
* Em 3 de junho de 1979, a plataforma mexicana "Ixtoc 1" se rompeu na Baía de Campeche,