SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA DÉCADA DO PERÍODO DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO.
3484 palavras
14 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO:
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza sua ação profissional mo âmbito das políticas socioassitenciais, na esfera pública e privada. Neste sentido desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional e por meio da pesquisa, da administração, do planejamento, da supervisão, da gestão de políticas e de programas e serviços sociais.
A atuação do assistente social realiza-se em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas e temáticas, como: proteção social educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos.
O Serviço Social emerge no cenário brasileiro como uma iniciativa de representantes da classe burguesa-dominante, ligados ao poder da Igreja Católica ou do Estado, com o objetivo de garantir a manutenção do sistema capitalista. O contexto que fortaleceu e impulsionou a vertente de Intenção de Ruptura a se tornar hegemônica na categoria e assumir a direção da profissão relacionam-se às condições sócio-históricas da ditadura militar, as quais passam a ser questionadas e criticadas a partir de 1978, por meio de manifestações da população que, organizada em movimentos sociais, protesta contra a repressão e demais características do regime.
DESENVOLVIMENTO:
A história revela que a ação recíproca entre os homens, embora tenha gerado o progresso econômico-social e toda uma cultura humana, produziu também a alienação, a dominação do homem sobre os outros homens e as desigualdades sociais. Essas desigualdades sociais se tornaram cruciais na sociedade