Filosofar significa estar a caminho
Já dizia Karl Jaspers que filosofar significa estar a caminho.
Eis a questão estar a caminho do quê?
Uma das definições de filosofia é o amor pelo saber. Mas a que saber? O amor ao saber ler, ao saber escrever? Ou o amor ao que se ensina nas diferente áreas do saber?
Partindo disto em filosofia o significado de estar a caminho, não é o caminho com significado de andar de um lado para o outro mas o caminho que devemos seguir na nossa mente de forma a construirmos um raciocínio logico e surgindo-nos perguntas para as quais tentamos obter respostas.
Os filósofos por natureza são pessoas que tentam arranjar uma resposta para todas as perguntas que transcendem a física.
Uma das grandes imagens da filosofia é a estátua do pensador pois está a procura de respostas para as perguntas que vão surgindo ao longo da vida do ser humano.
A formulação de perguntas revela a um espirito inquieto, pois ao não conformar-se com os modelos ou respostas já conhecidas, o caminho que percorre na sua busca define-o quanto ao modo de ser e estar na vida.
Estar a caminho é uma atitude em si que define a busca do saber. Construindo um pensamento a partir de uma dúvida para a qual se procura a resposta. O filósofo reflecte, constrói uma teoria, muitas vezes recua, e abandona aquela linha de pensamento, em função de outra questão que ocorre nesse processo.
Em resumo, o filósofo por amor ao saber, pergunta, pensa, responde e volta a surgir uma nova pergunta logo ele volta a perguntar-se, volta a pensar e assim sucessivamente logo está a caminho de uma teoria que responde à sua questão.
Uma das grandes frases da filosofia é “penso, logo existo” por isso outra possível interpretação para” filosofar é estar a caminho” será estar a caminho de encontrar resposta para a sua existência pois esta é das primeiras questões que um filósofo coloca: o porquê de existir.
Logo filosofar é estar a caminho que significa perceber o porquê das coisas utilizando o