filosofando introdução a filosofia
PÁG. 246.
1- Liberdade Incondicional: É algo restrito não é "livre" por completo. Existe algo, que impede o individuou de fazer algo.
Livre Arbítrio: Você tem direito de fazer o que quer! " " Respeitando claro as leis ou normas de onde quer que você esteja.
2- Recebe esta denominação a doutrina segundo a qual a totalidade dos fenômenos constitutivos da realidade se encontra submetida a determinadas leis, estas sendo compreendidas como possuindo caráter natural. Tais leis, ainda, são consideradas como sendo regidas por uma relação de causalidade. Deste modo, a realidade se estrutura a partir de leis que regem e estão presentes em todos os acontecimentos.
3- Espinosa propunha uma espécie de determinismo, segundo o qual absolutamente tudo o que acontece ocorre através da operação da necessidade, e nunca da teleologia. Para ele, até mesmo o comportamento humano seria totalmente determinado, sendo então a liberdade a nossa capacidade de saber que somos determinados e compreender por que agimos como agimos. Deste modo, a liberdade para Spinoza não é a possibilidade de dizer "não" àquilo que nos acontece, mas sim a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas deverão acontecer de determinada maneira.
4-
Facticidade é a característica de ser um facto, a facticidade é muito importante, porque constitui a base necessária de todas as nossas acções.
A transcendência é um termo que na Filosofia pode conduzir a três diferentes, porém relacionados, significados, todos eles originaram-se da raiz latina "ascender" ou indo além, sendo, um significado originado na filosofia antiga, outra na filosofia medieval, e a última na filosofia moderna.conhecimento transcendental é o saber de como é possível para nós experimentarmos estes objetos como objetos
5-