Filosofando - introdução à filosofia
3º Ano
3º bimestre
Aluno(a): __________________________________
Nº: _________
Turma: _________
Turno: Noturno
Prof.: Lourenço
ORIGEM DA VIDA
ABIOGÊNESE E BIOGÊNESE
A teoria da abiogênese (geração espontânea) sugeria que seres vivos pudessem se originar de matéria inanimada. Acreditaram, por exemplo, que os peixes provinham do lodo do fundo das águas. Tal teoria foi largamente aceita até meados do século XIX, quando Pasteur realizou um experimento para afastá-la de vez do mundo científico. Antes, em 1668, o italiano Francesco Redi iniciou a contestação da abiogênese. Mostrou que o surgimento de larvas de moscas só ocorriam quando os frascos ficavam abertos, conforme a figura abaixo. Contrariou, assim, aqueles que achavam que carne podre se transformava em “bichos”.
Com a invenção do microscópio, os defensores da abiogênese conseguiram “enxergar” o surgimento de microrganismos a partir de caldo de carne, por exemplo. Em 1776, o padre e biólogo italiano Lazzaro Spallanzanni ferveu frascos com caldo nutritivos e os fechou. Assim não surgiram microrganismos. Os defensores da abiogênese diziam que ao fechar os frascos, impedia-se que o princípio ativo entrasse no recipiente. O francês Louis Pasteur realizou um experimento para contestar novamente a abiogênese. Colocou caldo de cultura em frascos com gargalo recurvado que, deixados em repouso durante meses, não desenvolviam microorganismos; inclinando tais frascos e fazendo o caldo atingir a curva do gargalo, ele demonstrou o desenvolvimento dos micróbios ali retidos e provou que seres vivos provinham de outros preexistentes (biogênese).
CONDIÇÕES DA TERRA PRIMITIVA
No final do século XIX vários cientistas consideravam a possibilidade de os primeiros seres vivos terem evoluído de certos