Iniciação científica
SANTO ANDRÉ – FSA
FACULDADE DE ENGENHARIA – FAENG
“ELABORAÇÃO DE PROJETO”
|Danilo Modes |65-7 |
|Patrícia Takiko Kinoshita |871-8 |
Professora: Maria Izabel
Disciplina: Comunicação e Expressão II
Curso: Engenharia Ambiental
Série: 7ºsemestre Turma: B
Faculdade de Engenharia Eng º Celso Daniel – FAENG
Santo André
2007
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
“Captação e uso de água de chuva”
Introdução
Claro que existe muita água no planeta, mas cerca de 97,5% dessa água é salgada e está nos oceanos, 2,5% é doce sendo que deles, 2% estão nas geleiras, e apenas 0,5% está disponível nos corpos d'água da superfície, isto é, rios e lagos, sendo que a maior parte, ou seja, 95%, está no subsolo, que é, portanto a grande "caixa d'água" de água doce da natureza.
Mas se compararmos como essa água doce se distribui no Globo, e como a respectiva população, está distribuída, vamos verificar que ela está "mal distribuída": há partes da Terra realmente com falta crônica desse precioso líquido. O Brasil está muito bem neste aspecto, pois tem cerca de 12% de toda água doce existente na Terra, mas diríamos que sob o ponto de vista de utilização humana, a mesma está "mal distribuída".
Nesse contexto, torna-se imprescindível o uso racional da água. O destino da água em casa no Brasil, cerca de 200 litros diários, é: 27% consumo (cozinhar, beber água), 25% higiene (banho, escovar os dentes), 12% lavagem de roupa; 3% outros (lavagem de carro) e finalmente 33% descarga de banheiro.
Com a problemática enfrentada atualmente, a utilização da água da chuva em nossas residências pode ser uma boa alternativa de consumo. Para isso, é preciso um sistema de captação e um tratamento adequado para essa água. O uso de água da