filo molusca
Características Gerais A classe Aplacophora abriga animais primitivos e de morfologia pouco desenvolvida. São moluscos em sua maioria vermiformes e bentônicos marinhos que escavam em sedimentos ou vivem em simbiose com cnidários, se alimentando destes. Não possuem órgãos sensoriais muito claros como tentáculos, olhos, osfrádios, estatocistos ou fotorreceptores, mas possuem fossetas e sulcos pediosos que tem função sensorial. Não possuem concha, mas em vez disso, são recobertos por espículas ou escamas calcárias. Eles possuem características primitivas, por exemplo podem possuir ou não possuir rádula, alguns possuem o pé reduzido. Outra característica é que ainda não se compreendeu como funciona o sistema excretor desses animais. É dividido em duas subclasses: Chaetodermomorpora (Caudofoveata) e Neomeniomorpha (Solenogastres).
PAREDE DO CORPO
É como o da maioria dos moluscos, compreendendo cutícula, epiderme e músculos, a principal diferença é a presença de espículas calcárias.
LOCOMOÇÃO Os aplacóforos não possuem um pé bem desenvolvido mas possuem fossetas e sulcos pediosos que além de terem função nervosa, excretam um material mucilaginoso que auxilia em sua locomoção que se dá essencialmente por deslizamento ciliar. Os quetodermomorfos são principalmente escavadores infaunais, já os neomeniomorfos vivem em simbiose em cnidários dos quais se alimentam (como gorgonáceos, por exemplo), e rastejam sobre estes.
ALIMENTAÇÃO O trato digestivo consiste em boca,