Filo moluscas e anellidea
1299 palavras
6 páginas
FILO MOLLUSCA E ANELLIDAProf. Aliandra Graña de Medeiros aliandra@utfpr.edu.br aliandragm@yahoo.com.br
1
MOLUSCOS
2
MOLUSCOS
(mollis = mole). Animais de corpo mole geralmente protegido por concha calcária: ostras, mexilhões, caramujos, caracóis, lulas (concha interna e reduzida), lesma e polvos (perderam concha) Representantes do mar, água doce e do ambiente terrestre; É o segundo filo que reúne o maior número de espécies;
Maioria
de vida livre, algumas espécies parasitas (larvas se desenvolvem em brânquias de peixes de água doce).
3
MOLUSCOS
Animais triblásticos, com simetria bilateral Corpo constituído por cabeça (órgãos sensoriais); pé (função de escavar, fixar, andar); saco visceral (aloja órgãos internos) e manto ou pálio (revestimento do saco visceral responsável pela produção da concha calcária).
4
MOLUSCOS
Em muitos moluscos o manto estende-se como uma ou duas pregas, delimitando entre ele e o corpo a cavidade do manto ou cavidade palial, onde abrem-se o ânus, os poros excretores e os dutos das gônadas e onde ocorre as trocas gasosas, por meio de uma ou duas brânquias.
5
MOLUSCOS
Esquema de um molusco aquático
6
MOLUSCOS
Esquema de um molusco terrestre 7
MOLUSCOS
•SISTEMA RESPIRATÓRIO
Branquial:
em espécies aquáticas mexilhões, ostras, lulas e polvos.
como
Pulmonar: em espécies terrestres como caracóis e lesmas. Certas lesmas não possuem pulmão – resp. cutânea. Todos os gastrópodes são terrestres e necessitam viver em ambientes úmidos, pois não apresentam estruturas eficientes que evitem a perda de água do corpo.
8
MOLUSCOS
•SISTEMA EXCRETOR
Formado por um par de metanefrídios (funil longo e dobrado, que retira excreções da cavidade pericárdica e de vasos próximos).
Excreções
eliminadas por meio dos condutos dos metanefrídios, que se abrem em um poro excretor localizado sob o manto.
9
MOLUSCOS
•SISTEMA EXCRETOR
10
MOLUSCOS
•SISTEMA