Medidas fisícas
A etimologia da palavra “física” remete ao grego o conceito de natureza, de estudo dos fenômenos da natureza. Para isso os cientistas têm buscado modelar estes fenômenos procurando medir o comportamento da natureza, para saber como ele ocorre. As órbitas dos planetas, a dinâmica de crescimento dos fractais ou o comportamento dos nanomateriais, são alguns dos fenômenos que a física estuda aplicando uma ciência que se chama metrologia.
A metrologia é definida como “ciência da medição que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia” VIM, 2012. Toda e qualquer medida precisa de preparo e interpretação dos resultados que serão gerados a partir da coleta de dados, para que possa garantir a confiabilidade no que está sendo apresentado. Atualmente, a metrologia, em escala internacional, está sendo difundida e pesquisada nos institutos nacionais de metrologia e qualidade, que no Brasil é o INMETRO. Conforme cita o novo vocabulário internacional de metrologia, “A disseminação da cultura metrológica constitui uma das mais importantes missões do Inmetro...” VIM 2012, p.3.
Neste trabalho será apresentada uma revisão bibliográfica sobre o tema da metrologia com ênfase no estudo de caso sobre a medição da massa de um objeto, onde serão apresentados os devidos tratamentos dos dados coletados considerando o cálculo da incerteza de medição para o caso específico. Este trabalho também apresenta um capítulo sobre a metrologia e a educação, abordando a importância desse conteúdo transversal no ensino médio e nas universidades.
O objetivo geral deste trabalho, é apresentar a relação da Física com a Metrologia, que é considerada pelo Comitê Brasileiro de Metrologia - CBM, uma área de conhecimento transversal e emergente.
AS UNIDADES DE MEDIDAS
De acordo com o documento Le Système international d’unités (O Sistema Internacional de Unidades), publicado pelo