Leontiev
- Inicia-se como um movimento onde se destacam Vygotsky, Luria e Leontiev sob o impacto da Revolução Russa e da produção teórica marxista.
- Procurava compreender as pesquisas e a compreensão do psiquismo humano por não concordar com as propostas feitas anteriormente, fundamentando-se no materialismo histórico-dialético.
- O movimento procurava olhar para o homem, acreditando que a compreensão do sujeito, da aprendizagem e de seu desenvolvimento são mediados pela apropriação da cultura.
- O materialismo histórico-dialético incorpora o que o indivíduo já possui, aponta as suas limitações, nega aquilo que não lhe cabe e parte para a sua superação.
- O sujeito não nasce humano, nasce biológico e, através de signos e instrumentos apropria-se da cultura.
- Materialismo – baseado nas ideias de Marx e de Engels, pressupõe que as relações sociais são inteiramente ligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, o homem muda o seu modo de produção, o modo de ganhar a vida, modificando todas as relações sociais. Defende que a produção material de uma sociedade é fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época. A base econômica é a infraestrutura da sociedade que influencia diretamente nas instituições jurídicas, políticas (leis e Estado) e ideológicas (artes, religião, moral) da época. A base material é formada por forças produtivas (máquinas, ferramentas, técnicas, tudo que permite a produção) e por relação de produção (proprietários e força de trabalho). Todas as relações que os homens estabeleceram entre si dependem das relações para a produção da vida, não sob a forma de uma dependência mecânica, mas sob a forma de um conhecimento social determinado por estas relações de produção. Para viver é preciso comer, beber, vestir-se e para isso é preciso determinado trabalho humano para transformar a natureza. Para que isso ocorra é preciso um trabalho coletivo.
-