filme
Os principais eventos culturais são: a festa do padroeiro, São Vicente Ferrer (5 de abril e a SEACE(Semana de Arte Cultura e Esportes) comemorada todo ano na semana de aniversário da cidade. (20 de Agosto) Vale destacar também as festas dos padroeiros dos distritos, como São José em Amanuituba e são Francisco co-padroeiro, São Sebastião em Mangabeira, Nossa Senhora do Rosário em Quitaius, Coração de Jesus em Arrojado que também comemora o São Pedro, e Nossa Senhora das Candeias em Iborepi.
A Vila de São Vicente das Lavras foi elevada à categoria de cidade através da lei nº 2.075, de 20 de agosto de 1884. O nome Lavras da Mangabeira se deve às históricas "lavras", referência à atividade de mineração na região do município, e ao local aonde o trabalho foi realizado, Mangabeira, que por sua vez tem seu nome advindo da árvore mangabeira (Hancornia speciosa) que é comum na região.
São distritos de Lavras: Mangabeira (antigo São José); Arrojado(antigo Paiano); Amaniutuba (antigo Ouro Branco); Iborepi (antigo Riacho Fundo), além dos povoados de: Sítio Patos 1 e 2, Juazeirinho, Carnaubinha, Limoeiro e Pimentas. Hoje, Lavras detém de uma população estimada em 30.524, segundo o IBGE, e uma extensão territorial de 993 km²
nasceu Fideralina Augusto Lima em Lavras da Mangabeira (CE), aos 24 de agosto de 1832. Apesar de jamais ter vivido fora do seu município, sua fama de mulher destemida e audaz correu mundos, sendo considerada uma das maiores simbologias do mandonismo e uma das grandes expressões políticas do Ceará e do Nordeste.
Conhecida como figura de destaque do coronelismo, cujo espírito encarnou com a sua armadura de guerreira,
Entre os anos 1989 e 1992, foi eleito Prefeito o dentista Edmilson Goncalves da Silva (Dr. Edmilson). Já em 1992, Carlos Francisco Gonçalves (Carlos de Olavo) logrou êxito e alcançou o Governo Municipal. Nas Eleições de 1996, Francisco Aristides Ferreira (Chico Aristides)