Filme o juri
Alcino Júnio Rabelo¹; Anne Carolyne Quadros Maia¹; Cássio Matos Marques¹;Olívio Batista Costa¹; Rachel Oliveira Diniz Moreira¹; Ranielle Rodrigues Borges Silva¹; Roni Val Medeiros¹;Ana Cristina².
Resumo
O objetivo do presente resumo é analisar o advogado do século XXI levando em consideração o seu papel sócio-ambiental. Observa-se queatualmente o advogado não pode restringir-se a ser apenas um mero seguidor do texto frio da lei, sua função sócio-ambiental vai além disso, tem também o papel de um conciliador entra a paz e a justiça social,afinal,se a justiça e o direito entrarem em conflito deverá lutar pela justiça conciliando a paz e a justiça social, pautando-se sempre pela ética. E a mesma éticaaplicada para defender os clientes deve ser aplicada para defender o planeta em que vive, visando portanto, o bem estar social.
Palavras-chave:Advogado. Missão. Meio Ambiente. Ética
Introdução
O estudo do direito não é algo uno, ele se divide em vários ramos e cada um abarca assuntos específicos que tratem de temáticas relacionadas à vida humana. Nesse contexto o Direito Ambiental deve receber especial atenção, pois, este, merece autonomia em relação à outros ramos do direito justamente por tratarem de um direito transisndividual onde o que defende-se é o interesse da sociedade como um todo.No que tange a proteção ambiental, o advogado é de inquestionável importância,devendo aplicar a mesma diligência com que defende seus clientes para defender o planeta terra, visando o bem-estar social como um todo. Ao defender seus clientes o advogado não deve lesar os direitos fundamentais dos seres humanos e menos ainda do meio ambiente, pois a nossa própria Constituição Federal trás em seu texto que é direito fundamental do ser humano o acesso a um meio ambiente equilibrado e saudável,ou seja, asustentabilidade deve ser levada em conta na aplicação de todas as leis, devendo atuar não somente nas